Domenico De Masi



Domenico De Masi
Professore Ordianario di Sociologia del Lavoro università "La Sapienza"


De Masi era socíólogo do trabalho e virou sociólogo do lazer. Esse fato apenas já dá uma idéia de suas teses. A mais fustigante é que esse desemprego que vemos ao nosso redor hoje é estrutural e só tende a aumentar -- na realidade, aumentar a tal ponto que a maior parte de nós ficará desempregado no século XXI. A razão é óbvia. No século passado, mais de 50% dos trabalhadores estava na agricultura. Hoje, nos países avançados, não há mais do que 2% dos trabalhadores na agricultura.

O trabalho é feito por máquina. O pessoal que ficou desempregado no setor agrícola, por causa da automação, porém, veio para as cidades e encontrou emprego nas fábricas. Num determinado momento, o emprego industrial foi responsável pela ocupação de quase 50% da mão-de-obra (literalmente falando) economicamente ativa. A tendência, nos países desenvolvidos, é que, em pouco tempo, o percentual dos trabalhadores na indústria fique próximos dos 2% que hoje trabalham na agricultura. Boa parte dos desempregados da indústria ainda hoje acha emprego em escritórios, mas nem todos.

O problema é que os escritórios estão se automatizando e enxugando a sua força de trabalho. Os serviços (bancos, por exemplo) estão se automatizando com uma rapidez incrível. O comércio começa a vender on-line, pela televisão. Numa situação de recessão econômica, até o turismo e o lazer passam a ser virtuais. O problema maior, segundo de Masi, é que agora não há perspectiva de que surja um novo setor que vá empregar esses desempregados, porque os novos setores que surgem todos fazem uso intenso da tecnologia.

"Quoi faire?". Segundo de Masi, acostumar-se com a idéia de que o trabalho não será, nem poderá ser, daqui para diante, sinônimo de fonte de renda para sobrevivência - se o for, a maior de parte de nós tenderá a morrer, se não desempregado, nas mãos das revoltas dos desempregados.

. . .

Posted by Direito Por Direito on 06:40. Filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response or trackback to this entry

0 comentários for "Domenico De Masi"

Leave a reply